Playlist: Empoderamento feminino.

karlcapa

Manas, hoje eu resolvi falar de um tema muito importante que é o empoderamento feminino e que tem tudo a ver com o nome e a proposta do blog no geral. Nós mulheres temos conquistado, através de nossas lutas e nossa própria força, um lugar cada vez melhor na sociedade. Não podemos parar de lutar e buscar nosso espaço por que muita coisa ainda precisa ser mudada na sociedade pra que ela seja mais justa tanto pra as mulheres, como para os negros, homossexuais, etc. Nós sabemos que a mídia tem um poder muito grande de interferir no comportamento da sociedade e isso pode ser muito negativo, mas hoje não vim problematizar e sim trazer um ponto positivo ao meu ver. Desde nossa rainha suprema, Madonna, as divas do pop abordam em suas letras e clipes questões do feminismo, o que de certa forma deve ajudar muitas mulheres a terem mais força em vários momentos da vida onde as coisas não ficam legais pra nós. Os clipes que vou colocar aqui já falam por si do que estou dizendo, então vamos lá:

 

Run the world (Girls) – Beyoncé

Escolhi esse clipe pra ser o primeiro da playlist por que pra mim é um dos mais importantes nessa temática. Seu nome Run The World (girls) que em tradução livre seria “Mandam no mundo (garotas)” já coloca a mulher numa posição de superioridade. A letra é um tanto agressiva pois trás versos como ” Garotas, nós mandamos nesta merd*.” E as vezes coloca os homens como incapazes de fazer certas coisas tão bem como nós mulheres, mas isso é licença poética ne, mores? Não teria graça se empoderar na maior paz e amor. kkkk  Em outros momentos ela fala frases incríveis e muito reais como: “Garoto você sabe que adora como somos espertas o bastante para ganhar milhões, fortes o suficiente para lidar com as crianças e depois voltar aos negócios” Então, meninas, nós somos capazes de coisas incríveis, esse é o sentimento que essa música me passa e que pode passar pra muitas mulheres.

 

Ain’t Your Mama- Jennifer Lopez

É hora de dizer ao boy folgado “Não sou sua mãe”como a Jennifer fala nessa letra. O cara se acomodou, além de não tratar a mulher como antes passa o tempo que está em casa jogando videogame ou assistindo ao futebol e deixa os serviços domésticos pra ela. Essa história te soa familiar? Pois é, acontece demais… Nesse clipe as mulheres resolvem tomar uma atitude em relação a situação em que vivem, seja lá de exploração, assédio, etc. Muito inspirador.

 

Express Yourself – Madonna

Nunca aceite um amor medíocre, esse é o recado de Madonna para as mulheres com Express Yourself.  Ela fala de como as coisas materiais, que alguns caras oferecem pra compensar as mulheres pelos erros deles, não valem nada e que se for pra estar com alguém que não te trata como você merece é melhor ficar só.

 

Sorry- Beyoncé

Uma mulher que supera uma traição indo pra a balada ao invés de ficar chorando em casa por um cara que não vale a pena e não a valorizou. Certamente todas precisamos ser essa mulher, lógico que todas vamos sofrer mas precisamos ter a cabeça erguida e as vezes até levantar o dedo do meio, esfregar na cara dele e dizer adeus. kkkk

 

Work Bitch- Britney Spears

Essa música incentiva a mulher a trabalhar incansavelmente pra alcançar seus objetivos. Ela até fala de como algumas pessoas podem não acreditar no nosso potencial mas manda continuarmos em frente nos erguendo cada vez mais até que não possam mais negar nosso poder.

Your Body- Christina Aquilera

Claro que não poderíamos deixar de abordar a liberdade sexual feminina. Em Your Body Christina interpreta uma mulher decidida e segura de si, que não tem medo de revelar pro cara que só tem interesse sexual nele.

Confident- Demi Lovato

O nome já diz tudo “confiante”. A letra fala de uma mulher que cansou de esconder seu lado poderosa e está tomando controle de alguma situação. No clipe duas mulheres lutam uma contra a outra até perceberem que estavam sendo manipuladas para isso, então elas juntam suas forças para vencer o inimigo. Esse clipe claramente simboliza a união das mulheres contra o patriarcado, que estabeleceu que mulheres devem competir umas com as outras, quando na verdade somos iguais e precisamos nos unir pra lutar pelos nossos ideais.

Boss- Fifth Harmony

Essa letra fala de mulheres poderosas que trabalham pra ter ser próprio dinheiro e não aceitam serem tratadas como inferiores ou como se precisassem de favores financeiros. Ela cita mulheres poderosas como Oprah Whinfrey, apresentadora americana que é considerada pela Forbes uma das mulheres mais influentes do mundo, e Michele Obama, que apesar de ser esposa do presidente está longe de apenas se conformar com esse título, ela se mostra extremamente engajada em questões sociais nos EUA.

Meninas, essa foi a minha seleção de musicas com mulheres poderosas e confiantes. Vamos dançar muito e nos inspirar nelas. Se você gosta de outra música com essa mesma temática fala aí nos comentários. Espero que gostem. Beijooos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *